CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM PRESENTES NAS VOZES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
Linguagem/ns. Educação Infantil. Professoras.
Esta dissertação está inscrita na área da educação, especificamente na educação infantil e inserida na linha de pesquisa Processos Educativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. O problema de pesquisa central está relacionado à vivência cotidiana das professoras no contexto da educação infantil, a partir da qual analisamos as concepções de linguagem presentes nas vozes de professoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), que norteiam sua ação docente, a fim de verificar se seus posicionamentos político pedagógicos dialogam com os documentos norteadores da RMEF e Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos Núcleos de Educação Infantil (NEIMs) participantes desta pesquisa. Metodologicamente, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta sua análise à luz da teoria da Análise Dialógica do Discurso. Quanto à coleta de dados, utilizamo-nos de um questionário e rodas de conversa realizada com doze professoras da educação infantil e pesquisa documental que toma como base os documentos da rede supracitada. Além disso, prescrevemos de um estado do conhecimento, no qual contemplamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos cinco principais trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa. Para tanto, nossa fundamentação teórica buscou empreender uma análise com uma base ancorada em Luria (1990; 1991 e 1992) e Vigotski (2001). Os resultados indicaram que as concepções de linguagem que norteiam a ação docente das professoras participantes desta pesquisa, em relação aos documentos curriculares da RMEF, estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009). Quanto aos PPPs, estes são baseados nas DCNEIs/2009 e nos documentos curriculares da RMEF, especialmente os de 2010, 2012 e 2022, nos quais as concepções de linguagem estão presentes em várias partes. Esses documentos são norteadores da ação docente das professoras e a RMEF, quanto às unidades educativas participantes, oferecem oportunidades de formação continuada para o estudo e aprofundamento desses documentos. As vozes das professoras enunciaram diferentes concepções de linguagem refletindo suas experiências, vivências e conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias. Contudo, essas concepções dialogam com as orientações dos documentos curriculares desta Rede.