METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM DIÁLOGO A PARTIR DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL
Educação Especial; Metodologias Ativas; Ensino; Aprendizagem.
Este estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos educativos e inclusão. O objetivo principal é analisar o que está sendo discutido sobre as metodologias ativas na Educação Especial. Seguiremos uma abordagem qualitativa, utilizando o procedimento da pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de um Estado do Conhecimento conduzido nos principais repositórios de publicações cientificas brasileiras que compreendem a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como aporte teórico contamos com autores como Teixeira (1978,2009), Freire (1996,2014), Mantoan (2003), Aranha (2006), Ghiraldelli Junior (2009), Mazzotta (2011), Stake (2011), Januzzi (2012), Libâneo (2014), Martins (2015), Bacich e Moran (2018), Pavão e Pavão (2020), Souza (2021), Sefton e Galini (2022); Mello, Petrillo, Almeida Neto (2022), John Dewey (2023) entre outros. Com base nas informações coletadas, a análise de conteúdo será conduzida seguindo alguns princípios propostos por Bardin (2016), integrados com os métodos descritos por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). As metodologias ativas, caracterizadas por envolverem ativamente os alunos no processo de aprendizagem, contrastam com métodos tradicionais em que os estudantes têm um papel passivo na recepção do conhecimento. Os estudos iniciais da pesquisa sugerem que o uso dessas metodologias no ensino de alunos da Educação Especial promove maior interesse por parte dos discentes, resultando em melhorias na aprendizagem e no desenvolvimento. Através deste trabalho, pretendemos provocar uma reflexão sobre a importância de estratégias que envolvam a aprendizagem ativa dos alunos que fazem parte do público-alvo da Educação Especial.