Saberes docentes necessários à alfabetização de jovens e adultos
saberes docentes; alfabetização; educação de jovens e adultos.
A presente pesquisa tem como tema o estudo dos saberes docentes necessários à alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas. A problemática central está estritamente ligada à atuação profissional desta pesquisadora, que, na função de Assistente Técnica Pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Brusque, escola mantida pela Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, desempe nha importante papel nos momentos de formação continuada em serviço do corpo docente, buscando fazer da escola um espaço de aprendizagem e desenvolvimento não somente para os educandos e edu candas, mas também para os educadores e educadoras. Com o objetivo primeiro de identificar os saberes docentes necessários à alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, visto que responde a uma questão particular, trabalha com um uni verso plural de significados (Minayo, 1994, 2016) e permite uma maior familiaridade com o problema (Gil, 2008, 2010). Nesse caminho, os procedimentos metodológicos escolhidos foram a pesquisa biblio gráfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica aconteceu em dois momentos distintos. Primei ramente, realizou-se o Estado do Conhecimento nas plataformas do IBICT/BDTD, da CAPES/BTD, da ANPEd e do SciELO com o propósito de verificar o que já foi produzido sobre a temática nos últimos 5 anos (2018-2022). No segundo momento, com a finalidade de dar sustentação teórica à pesquisa, traçou se uma linha do tempo, a partir de Paim (2009) e Ação Educativa (2022), a fim de apresentar as políticas públicas voltadas para a EJA ao longo da história da educação no Brasil. Em seguida, com base em Moura (2007), apresentou-se as principais concepções de alfabetização de adultos. Para concluir a revi são da literatura, estabeleceu-se um encontro com a Pedagogia de Paulo Freire (1979, 1992, 2000, 2005, 2008, 2021a, 2021b, 2022a, 2022b, 2022c, 2023) e suas contribuições para a identificação dos saberes docentes necessários à alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas. A pesquisa de campo, por sua vez, aconteceu após a autorização da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina via Coordena doria Regional de Educação de Brusque, a submissão do projeto à Plataforma Brasil, a aprovação do mesmo no Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos e as devidas autorizações dos sujeitos da pesquisa. Tomadas todas as providências cabíveis para a pesquisa de campo envolvendo seres humanos, foram realizadas as entrevistas com as professoras-alfabetizadoras das turmas de Nivelamento, da sede do CEJA de Brusque, com o propósito de investigar, valorizar e dialogar com os conhecimentos das mesmas. A análise dos dados empíricos obtidos a partir das entrevistas, contudo, ainda não foi realizada. A mesma terá início após a qualificação da dissertação e a intenção é adotar a perspectiva da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2006, 2016). Trata-se de um instrumento que demanda incessan temente a (re)construção de caminhos, favorecendo o trabalho criativo e original, todavia sem abandonar a disciplina e o rigor do trabalho científico. Por último, entre os resultados esperados com o desenvolvi mento desta pesquisa está a qualificação da práxis desta pesquisadora-formadora.