METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SCHROEDER/SC
Metodologias Ativas. Formação Docente. Prática docente.
Esta pesquisa, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), aborda metodologias ativas na formação e na prática docente na Rede Municipal de Ensino de Schroeder/SC; tendo como cerne a formação de professores objetiva analisar as metodologias ativas na formação e na prática de docentes da Rede Municipal de Schroeder/SC. Para tanto, visando operacionalizar o alcance do objetivo geral, até o momento de qualificação, revisitamos a história da educação brasileira em : aspectos dos séculos XIX e XX; refletimos teoricamente sobre metodologias ativas na formação e na prática docente em conceitos e definições; caracterizamos a Rede Municipal de Ensino do Município de Schroeder/SC, bem como o seu corpo docente participante da pesquisa. Conceitualmente, as metodologias ativas são estratégias pedagógicas que enfatizam o protagonismo do aluno e seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do desenvolvimento do conhecimento com a orientação do professor. Os autores Dewey (1950); Freire (1987); Libâneo (2002); Berbel (2011); Gatti (2019), Saviani (2008, 2013) entre outros, constituem-se em pilares para pensar aspectos epistemológicos ancorados em nossos objetivos para compreender formação e prática docente e metodologias ativas. Fundamentados numa base epistemológica e metodológica, procuramos identificar, compreender e analisar as metodologias ativas, situando historicamente, como uma tendência pedagógica, ancorada em princípios presentes no Movimento da Escola Nova, defendido pelos “pioneiros da educação nova” na primeira metade do século XX. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e interpretativa; a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Nele existem seis grandes eixos importantes para desenvolvermos a pesquisa: dados pessoais; formação básica; formação acadêmica/superior; carreira profissional; formação continuada e metodologias ativas. O questionário foi encaminhado aos docentes que atuam em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Schroeder, no Ensino Fundamental I (do primeiro ao quinto ano), e no Ensino Fundamental II (do sexto ao nono ano), onde as formações promovidas pela RMES enfatizaram a abordagem das metodologias ativas na formação continuada dos professores. Como considerações parciais, o estudo nos permitiu compreender a Escola Nova como um movimento que, para além da questão metodológica, discutiu os fundamentos filosóficos para a educação brasileira no processo de modernização do país. Reconhecemos também, a relação existente, em princípios metodológicos do movimento da Escola Nova com os defendidos pelas Metodologias Ativas. Já concernente à caracterização da RMES temos o seguinte panorama: ela é composta pela Secretaria de Educação, 20 unidades escolares, em 15 estruturas físicas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Somente duas escolas ofertam o Ensino Fundamental completo. O perfil dos professores, tendo como base os dados pessoais, a formação na educação básica e superior, revela predominantemente, que a maioria é efetivo na rede, com idade entre 30 e 49 anos, com ensino superior completo e pós-graduação. A maioria é do Estado de Santa Catarina, principalmente da microrregião de Jaraguá do Sul.