Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA THAIS NUNES DINIZ ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA THAIS NUNES DINIZ ALVES
DATA : 27/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES


PALAVRAS-CHAVES:

Professor. Alfabetização. Pandemia.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Diante da pandemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus e a suspensão das atividades presenciais como medida de prevenção contra a propagação do vírus, professores tiveram que se reinventar para dar continuidade às aulas de forma remota. Percebendo a alfabetização como uma importante e indispensável etapa da educação e visto que este tema ainda é recente, o presente projeto pretende investigar os desafios diante dos impactos da pandemia na prática pedagógica do professor alfabetizador do Sistema Municipal de Educação de Lages. O trabalho será de natureza básica, com abordagem mista, tendo como metodologia para a realização dos objetivos a pesquisa descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica e documental (GIL, 2010). Será realizada a revisão da literatura em base de dados científicas e pesquisa documental em portarias, decretos, comunicados, entre outros, que circularam no sistema municipal de Lages, a fim de compreender as estratégias e encaminhamentos durante o período de aulas não presenciais. A estratégia que será utilizada para a efetivação da pesquisa será a entrevista (MINAYO, 2010) com um representante do setor de ensino dos anos iniciais para buscar mais informações, além dos documentos. Também será aplicado questionário semiestruturado com professores efetivos que atuaram como regentes em turmas de alfabetização nos anos iniciais (1º e 2º ano) nos anos 2020 e 2021, abordando questões sobre as práticas docentes utilizadas e os desafios enfrentados durante esse período. Os dados serão categorizados posteriormente e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (2016), com base na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2014), tendo como referência a concepção de alfabetizar letrando, de Soares (2004, 2020, 2021). A fundamentação teórica terá como referências a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e os autores Saviani (2008, 2013), Libâneo (2008), Goulart, Gontijo e Ferreira (2017), Bordignon e Paim (2015), Souza (2021), Smolka (2017), Morais (2019), Borges (2019), Moran (2020), entre outros, que tragam contribuições para a pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Interna - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Externa à Instituição - MARTHA K. BORGES
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 14:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02