Banca de QUALIFICAÇÃO: GREICY KELLY BITTENCOURTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GREICY KELLY BITTENCOURTE
DATA : 05/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Estado do Conhecimento sobre jovens e adultos com deficiencia intelectual no contexto educacional brasileiro, 2015-2022


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência Intelectual. Serviços e Atendimentos Educativos. Jovens e Adultos. Educação Especial. Processos Educativos. Inclusão.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), junto a linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Propôs-se analisar, por meio de um Estado do Conhecimento (EC), o que revelam as discussões das produções acadêmicas brasileiras de dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes sobre o desenvolvimento de serviços e/ou atendimentos educativos voltados para jovens e adultos com deficiência intelectual (DI), em um recorte temporal de 2015 a 2022. Constitui-se enquanto método e metodologia o estado do conhecimento, cujo percurso metodológico encontramos caracterizado por Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). As análises e interpretações dos dados terão como fundamento pressupostos da abordagem quanti-qualitativa (MINAYO; SANCHES, 1993), com a utilização articulada entre os métodos Estado do Conhecimento (MOROSINI; KOHLS-SANTOS E BITTENCOURT, 2021) e Análise de Conteúdos (BARDIN, 2016), que possibilitarão a construção e análise do nosso corpus. Buscaremos abordar a relação do conceito de deficiência intelectual com as concepções sociais, políticas e ideológicas presentes ao longo da história, tendo como norte os meios de produção, materializado no trabalho, para justificar a estigmatização desses sujeitos, que os acometeu a situações desde o abandono até o processo de inclusão. Autores como Marx (1977), Andery et al. (2001), Goffman (2008), Baptista e Resende (2009), Bianchetti (2012), Tomasini (2012), Foucault (2014), Lopes e Fabris (2020) dentre outros pesquisadores contribuíram para o desenvolvimento dos aportes teóricos e análises que sustentam esta proposta. A pesquisa, ainda que em estado parcial, evidencia que estigmatizados ao longo da história, como desviantes das normais sociais e considerados como uma ameaça ao equilibro e a manutenção da sociedade, as pessoas com deficiência intelectual foram expostas a mecanismos de controle social que os privaram de oportunidades acadêmicas e sociais que repercutem em suas vidas ainda hoje. É essencial consideramos que a expectativa de vida das pessoas com deficiência intelectual aumentou significativamente devido ao avanço da ciência. No entanto, essa conquista apresenta desafios para a sociedade em termos de oferecer políticas públicas e serviços especializados que considerem seus processos singulares de desenvolvimento e garantam o direito à vida autônoma, participativa e livre de preconceitos em todas as fases de vida.  Espera-se, como resultado, contribuir para a reflexão sobre o impacto dos serviços e/ou atendimentos educativos na vida das pessoas com deficiência intelectual, ampliando as evidências científicas da área acerca do desenvolvimento de políticas de educação, do funcionamento das instituições de educação e com a qualidade de vida dos jovens e adultos com deficiência intelectual.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externo à Instituição - FABIANE ROMANO DE SOUZA BRIDI - UFSM
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 15:42
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