Banca de DEFESA: JOSE GALOTTA LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE GALOTTA LUCENA
DATA : 19/11/2021
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/san-btwn-abn
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/TÉCNICA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: UM ESTUDO DOS MODELOS FORMATIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

América Latina e Caribe. Educação Comparada. Educação Técnica Profissional. Sistemas de Ensino. Modelos Formativos e Curriculares


PÁGINAS: 249
RESUMO:

O presente estudo, intitulado “Educação Profissional/Técnica na América Latina e Caribe: um estudo dos Modelos Formativos”, acha-se inserido na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, GEPEFOPPE – Grupo de estudo e pesquisa em educação, formação de professores e processos educativos (com financiamento da FAPESC), do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú. Tem como objetivo principal conhecer os modelos de educação profissional e tecnológica, a partir dos modelos formativos com vistas à Educação Comparada. A escolha pela região da América Latina e Caribe e respectiva justificativa, têm dentre as suas bases a Conferência Mundial sobre Ensino Superior, ocorrida em Paris no ano de 2009, promovida pela UNESCO, a qual conclamou a todos para a mobilização intelectual em prol do entendimento e produção acerca da América Latina. Na esteira desse entendimento, focamos o olhar para a Educação Profissional/Técnica (EPT) dos diversos países que compreendem a região, com vistas ao conhecimento mais aprofundado da mesma, a fim de: – identificar quais países possuem educação profissional e tecnológica; – caracterizá-la com vistas aos Estudos Comparados no campo da Educação Comparada; – conhecer as bases legais que alicerçam a EPT dos referidos países; – descrever como a EPT se insere nos sistemas de ensino; e por fim, – identificar as concepções de educação (EPT) em cada um dos países que compõem a região. Sendo que para essa dissertação o recorte se deu entre Brasil, Chile e Cuba, reduzindo o escopo com vistas a viabilizar a pesquisa. No aspecto metodológico, caracterizamos como pesquisa exploratória, documental e descritiva. Para realização da mesma, foram feitas consultas em sites governamentais, destacando as legislações que definem a estrutura de ensino, buscando as semelhanças e diferenças entre os distintos sistemas dos países (região) em questão. Quanto aos procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, tendo por base a (re)visita de estudos por meio de artigos científicos, livros, dissertações e teses – na direção de um breve Estado da Arte, dará embasando teórico metodológico, e às respectivas análises. As categorias e autores que estão sustentando esta dissertação são: – Educação Profissional e Tecnológica (SILVA,  2016); Sistemas de Ensino (SAVIANI, 2018) – Território/espaço (América Latina e Caribe); – Sul/Sul;  (SANTOS, 1997; SANTOS, 2003); Educação Comparada (NÓVOA, 2009); Decolonização (STRECK, 2010); – Modelos formativos (CONTRERAS, 2012); (GHON, 2006) – dentre outros. Os achados empíricos indicam que temos acesso fácil às legislações gerais existentes nos sites oficiais do governo desde que superadas as barreiras linguísticas e de identificação da estrutura. A legislação que estrutura a EPT está, em diversas situações dispersas tanto na legislação geral da Educação quanto em normativas específicas; até então o Haiti é que apresenta a pior estrutura, tanto física quanto normativa, tendo de ser descrita por intermédio de fontes secundárias. Dentre os três países estudados, encontram-se com maiores alterações na legislação o Brasil; o Chile com número de alterações intermediária foi constituído sob a ótica neoliberal, enquanto que Cuba, quase não teve alterações, inclusive pelo isolamento econômico, teve foco em um desenvolvimento socialista. Foi o Sistema Educacional cubano o que menos sofreu influências internacionais devido ao seu desenvolvimento endógeno e redução da subordinação aos organismos internacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANILO ROMEU STRECK - Unisinos
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 20/10/2021 08:58
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