Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATAS RUBENS TAVARES

DISCENTE : JONATAS RUBENS TAVARES
DATA : 18/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nfy-xsrz-khp

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: EFETIVIDADE DE INICIATIVAS INSTITUCIONAIS E DE POLÍTICAS NACIONAIS DE COMBATE À EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Instituto Federal Catarinense. Evasão no ensino superior. Políticas públicas.

A pesquisa “Evasão no ensino superior: efetividade de iniciativas institucionais e de políticas nacionais de combate à evasão no Instituto Federal Catarinense” está inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – IFC. Com o objetivo de analisar a efetividade das iniciativas institucionais e das políticas nacionais praticadas quanto à evasão no ensino superior do Instituto Federal Catarinense (IFC), a pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, tem por técnica de coleta de dados a documental e adota, na análise dos dados, a análise de conteúdo. No capítulo 1, introdução, são expostos a delimitação, a justificativa, os objetivos e a metodologia da pesquisa. No capítulo 2, é apresentado o problema evasão no ensino superior brasileiro através da história, tendo por autores base Cunha (1986), Aranha (1989), Gonçalves (2012) e Machado (1980), a fim de compreender, historicamente, as políticas nacionais de combate à evasão no ensino superior e seus contextos de aplicação. No capítulo 3 é caracterizada a constituição dos Institutos Federais e do IFC a partir dos documentos reguladores. No capítulo 4 é conceituado e caracterizado o fenômeno evasão no ensino superior público brasileiro, a partir de documentos e do levantamento do estado do conhecimento nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Com vistas a identificar as políticas de combate à evasão no contexto das políticas públicas para a educação brasileira no ensino superior assim como verificar as iniciativas de acompanhamento, compreensão e combate à evasão no ensino superior por parte da instituição, no capítulo 5 são expostas as políticas nacionais e as iniciativas institucionais de acompanhamento, compreensão e combate à evasão do IFC, com base nos seguintes documentos: Planos de desenvolvimento institucionais – PDI (2009-2013; 2014-2018; 2019-2023); Projetos político-pedagógicos institucionais PPI (2009-2013; 2014-2018; 2019-2023); os documentos referentes ao Programa de Auxílios Estudantis (PAE); os Planejamentos estratégicos (2013-2017; 2018-2021) e o Plano estratégico para a permanência e o êxito de estudantes do Instituto Federal Catarinense (2019-2021). No capítulo 6, que objetiva analisar os índices de evasão nos cursos de ensino superior do IFC e examinar os impactos das iniciativas institucionais e das políticas nacionais, serão levantados e analisados os dados quantitativos da evasão através da Plataforma Nilo Peçanha, do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas do IFC (SIGAA) e dos Indicadores de fluxo da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por fim, será proposto, com base nos resultados encontrados, sugestões de aprimoramento das políticas institucionais do IFC no combate à evasão no ensino superior. Os resultados provisórios apontam que políticas públicas e iniciativas de combate à evasão do IFC contribuem para a redução dos índices de evasão.

Externo à Instituição - ADRIANO LARENTES DA SILVA - IFSC
Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 11:46