ESTADO DO CONHECIMENTO: DISCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Estado do Conhecimento. Compreensão Leitora. Educação de Jovens e Adultos. Estudantes com deficiência. Educação Inclusiva.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Destacamos que se refere a uma investigação da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão e tem como temática: o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, tem como objetivo analisar, por meio de um Estado do Conhecimento, o que revelam as discussões das produções acadêmicas de dissertações e teses publicadas na biblioteca virtual do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento se Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da EJA na perspectiva da Educação Inclusiva, em um recorte temporal de 2008 a 2019. Nesse sentido, as análises, as reflexões e as interpretações dos dados fundamentam-se nos pressupostos da abordagem quanti-qualitativa (MINAYO; SANCHES, 1993; SANTOS et al., 2020), com a utilização do método Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015) em aproximações com a Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011). Para tanto, na seção introdutória objetivamos contextualizar acerca da temática, justificativas e interesses, problemática e objetivos da investigação. Na segunda seção procuramos sinalizar as escolhas dos métodos utilizados e o percurso metodológico desenvolvido para a construção e análise do nosso corpus, que passou ser composto por 8 (oito) trabalhos: 5 (cinco) dissertações e 3 (três) teses. Em relação à terceira seção, trazemos nosso olhar sobre as concepções e estratégias de leitura presentes no processo de desenvolvimento da compreensão leitora (LEFFA, 1996; KLEIMAN, 2002, 2004; GUEDES; SOUZA, 2011; SCHARDOSIM, 2015; MASCARELLO; PEREIRA, 2015; ROYES SCHARDOSIM; ALVES, 2019); assim como a respeito da formação leitora em estudantes com deficiência na EJA (FREIRE, 1989; HADDAD; DI PIERRO, 2000; PAULA; OLIVEIRA 2011; SILVA, 2018); e essa formação como possibilidade de inclusão do estudante com deficiência da EJA na perspectiva da Educação Inclusiva (ROPOLI et al., 2010; BARCELOS, 2012; FINATTO; SANT’ANNA, 2020). Por fim, na quarta seção apresentamos os resultados da nossa investigação, explanando, primeiramente, em relação à caracterização de 8 (oito) os trabalhos analisados; em seguida, discutimos a respeito das concepções de Leitura, Deficiência, Educação Especial, EJA e Educação Inclusiva presentes nos trabalhos analisados. Por meio dos resultados consideramos, na última seção, que, apesar da relevância dos trabalhos analisados, nenhum trazia de maneira efetiva discussões sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da EJA. Assim, pudemos comprovar a necessidade de investigações que abordem a respeito desta temática como uma maneira de descortinar as lacunas e possibilidade que envolvem a realidade do campo educacional.