Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA DA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA DA ROSA
DATA : 11/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zma-ixbp-zky
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E INCLUSÃO: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar. Inclusão. Políticas de Educação Especial. Formação Continuada.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A pesquisa em andamento intitulada Gestão Escolar e Inclusão: Trilhando caminhos para uma escola inclusiva está inserida na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão do Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE /IFC Campus Camboriú e vem sendo realizada na rede municipal de ensino de Tijucas S/C, com origem a partir da problemática evidenciada na própria realidade. Neste estudo, entendemos o processo de inclusão escolar como um direito de todos à educação de qualidade social sendo que nosso objeto de estudo se caracteriza pela interface entre o campo de conhecimento Educação Especial, o processo de inclusão de crianças e/ou adolescentes com deficiência na rede regular de ensino e a gestão. Assim, defendemos que o processo de escolarização de crianças e/ou adolescentes com deficiência é balizado por legislações que precisam se consolidar em ações prática no cotidiano das unidades escolares. No entanto, o processo de inclusão demanda por mudanças nos âmbitos escolares para atender as especificidades das crianças e adolescentes com deficiência. Neste sentido, ancorados nos estudos de Bordignon e Gracindo (2001), Ferreira (2001), Libâneo (2013) e Paro (2016) entendemos que os gestores escolares são responsáveis por materializar em ações o que está preconizado nas legislações vigentes. Contudo, a condução de uma gestão democrática com perspectivas inclusivas não se efetiva sem conhecimentos práticos e teóricos das políticas educacionais vigentes e, principalmente da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Para discutir inclusão e os processos inclusivos utilizamos os estudos de Glat e Blanco (2009), Mazzotta (2011), Pletsch (2014), Mendes (2015), Nuernberg (2020) e  Mantoan (2003; 2008; 2020). Dessa forma, a pesquisa está sendo conduzida pela questão problema: como a formação continuada dos gestores escolares influencia no encaminhamento de ações geradoras de práticas inclusivas na rede municipal de Tijucas/ SC? O estudo tem como objetivo analisar a relação entre a formação continuada dos gestores escolares e a efetivação do processo de inclusão nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Tijucas/SC. Para alcançar o objetivo geral foram elencados os seguintes objetivos específicos: Discutir sobre as ações que subsidiam a gestão inclusiva, propostas no campo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Desenvolver um programa de formação continuada para os gestores escolares com vistas a dar suporte para a inclusão escolar, contemplando suas necessidades de conhecimentos para fomentação de práticas condizentes com uma gestão inclusiva; Identificar possíveis mudanças nos encaminhamentos dos gestores com vistas aos processos inclusivos, antes e depois da formação continuada ofertada. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2013) e tem como procedimento metodológico elementos e características da pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; THIOLLENT, 2011), uma vez que busca promover ações que envolvam pesquisadora e participantes/pesquisados na busca de soluções aos problemas reais evidenciados no contexto da pesquisa. A coleta de dados iniciou-se com a aplicação do questionário semiestruturado direcionado aos gestores, com a finalidade de levantar suas necessidades formativas, seguida pela observação participante e pela análise documental. A partir das análises dos dados levantados sobre as carências dos gestores no âmbito da formação continuada, nesta primeira etapa, está sendo realizado um curso de formação para os gestores. Após a realização da formação pretende-se realizar entrevista com os gestores participantes. Em consequência dos instrumentos apontados para a coleta de dados, a análise está sendo mediada pela perspectiva analítica descritiva que possibilita triangular os dados obtidos em diálogo com o arcabouço teórico e a legislação acerca do tema (TRIVIÑOS, 1987; ROSENTHAL, 2014) e interpretada à luz dos teóricos que discutem a temática Gestão Escolar e Inclusão. As análises iniciais do questionário e a observação participante sinalizam que os gestores escolares desconhecem as políticas e legislações que advogam pelo processo de inclusão de crianças e adolescentes nas suas unidades escolares. Suas ações invisibilizam estas pessoas, assim como vão ao encontro de práticas capacitistas. Neste momento, evidenciamos que a inclusão escolar se efetiva mais pelo acesso do que pela qualidade social no processo de ensino e aprendizagem das crianças e/ou adolescentes com deficiência, na rede municipal de ensino, incorrendo um processo de in/exclusão


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - TÁSIA FERNANDA WISCH - UFRGS
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 08:12
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