CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSANA RICHTER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANA RICHTER
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Blumenau
TÍTULO:

DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO NO CEDUP – HERMANN HERING – BLUMENAU


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo integrado. Ensino médio integrado. Técnico em Administração. Educação Profissional e Tecnológica.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Esta dissertação, desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense – Blumenau (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e no Macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, tem como objetivo geral analisar os desafios vivenciados pelos docentes no desenvolvimento do currículo integrado no Curso Técnico em Administração do Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH). Considerando as alterações impostas pela Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021, o estudo busca identificar os desafios enfrentados pelos professores na prática educativa e propor intervenções que favoreçam a construção de um currículo integrado. A pesquisa caracteriza-se como de natureza básica e de abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa documental e coleta de dados com docentes. Pesquisa documental, foram analisadas as matrizes curriculares desde a criação do curso em 2007, permitindo identificar as mudanças estruturais e as implicações para a prática pedagógica. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário a 19 dos 42 docentes do CEDUPHH, visando captar suas percepções e experiências relacionadas ao currículo integrado.  Os resultados indicam o reconhecimento da importância da formação integrada e da contextualização dos conteúdos, embora os docentes também demonstrem enfrentar desafios significativos, como a carga horária inadequada para o planejamento pedagógico e a falta de colaboração no desenvolvimento de atividades interdisciplinares. A análise dos questionários mostrou que embora a maioria dos professores busque a inovação em suas práticas, a realidade da formação dos docentes e a infraestrutura insuficiente ainda impõem barreiras à efetivação do currículo integrado. Com base nos desafios identificados, foi desenvolvido um produto educacional que visa apoiar os docentes na implementação do currículo integrado, oferecendo ferramentas e orientações que contribuem para a superação das dificuldades relatadas. Conclui-se que para enfrentar os desafios do currículo integrado é necessário promover intervenções que melhorem a formação dos professores e garantam condições adequadas para a prática pedagógica, ao mesmo tempo que se reconhece a necessidade de um alinhamento entre teoria e prática dentro do contexto do ensino técnico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Interna - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Interna - 1069657 - IVONETE TELLES MEDEIROS PLACIDO
Externa à Instituição - SHIRLEI DE SOUZA CORRÊA
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 10:01
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05