Transição do Ensino Fundamental para o Médio: Perfil dos candidatos aos cursos do Ensino Médio Integrado no IFSC ( 2018 a 2023)
Transição. Evasão Escolar. Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. Educação profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado.
A transição do ensino fundamental para o ensino médio representa um momento desafiador na trajetória educacional dos estudantes brasileiros, especialmente no que se refere às barreiras socioeconômicas. Nesta fase, a evasão escolar apresenta-se como uma preocupação recorrente e histórica. Uma alternativa inclusiva para esta transição é o ingresso nos Institutos Federais de Educação. No entanto, devido ao número limitado de vagas nessas instituições, o acesso se dá via processo seletivo. Assim, a relevância social deste tema é destacada pela dívida da educação pública neste nível de ensino. Neste contexto, esta pesquisa visa investigar o perfil socioeconômico e educacional dos alunos que buscam ingressar nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFSC, abordando os últimos processos seletivos e considerando o impacto da pandemia de COVID-19. A metodologia incluirá estudos bibliográficos e documentais, além da análise de dados socioeconômicos dos candidatos ao EMI do IFSC nos últimos seis anos. Com os resultados, pretende-se desenvolver um produto didático que apoie a gestão institucional na promoção de uma transição mais acessível e inclusiva para o ensino médio no IFSC. Esta pesquisa faz parte do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa de Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT