CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAULA ANTONIA FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA ANTONIA FERREIRA DE SOUZA
DATA : 27/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Blumenau
TÍTULO:

Formação de professores em EPT no curso de Licenciatura em Química no IFC – Campus Brusque


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação de Professores. Licenciatura em Química. Trabalho como Princípio Educativo. Formação Humana Integral.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Este estudo emerge das discussões e inquietações promovidas durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau. O estudo visa investigar como a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química do IFC, Campus Brusque, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo. A pesquisa se insere na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, integrando-se ao macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Autores como Moura, Ciavatta, Ramos e Machado contribuem para uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento socioeconômico do país e o papel da EPT. Os resultados indicam a necessidade de uma maior incorporação dos princípios da EPT na matriz curricular do curso, embora elementos como ensino integrado, pesquisa e extensão possam contribuir para a formação de docentes alinhados a esses princípios, não há uma menção explícita de formar licenciandos para atuarem na EPT. Além disso, o produto educacional elaborado, consistiu na realização de uma oficina pedagógica que proporcionou aos participantes uma formação continuada, promovendo reflexões sobre temas cruciais como o trabalho como princípio educativo e a formação integral. Essa pesquisa oferece uma contribuição significativa para a articulação da formação de professores com os princípios da EPT, visando atender às demandas do mundo do trabalho e fortalecer a missão dos Institutos Federais na formação de profissionais comprometidos com a transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES - nullInterno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Presidente - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Externo à Instituição - VOLMIR VON DENTZ - IFSC
Notícia cadastrada em: 16/05/2024 11:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03