Formação de professores em EPT no curso de Licenciatura em Química no IFC – Campus Brusque
Educação Profissional e Tecnológica. Formação de Professores. Licenciatura em Química. Trabalho como Princípio Educativo. Formação Humana Integral.
Este estudo emerge das discussões e inquietações promovidas durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau. O estudo visa investigar como a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química do IFC, Campus Brusque, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo. A pesquisa se insere na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, integrando-se ao macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Autores como Moura, Ciavatta, Ramos e Machado contribuem para uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento socioeconômico do país e o papel da EPT. Os resultados indicam a necessidade de uma maior incorporação dos princípios da EPT na matriz curricular do curso, embora elementos como ensino integrado, pesquisa e extensão possam contribuir para a formação de docentes alinhados a esses princípios, não há uma menção explícita de formar licenciandos para atuarem na EPT. Além disso, o produto educacional elaborado, consistiu na realização de uma oficina pedagógica que proporcionou aos participantes uma formação continuada, promovendo reflexões sobre temas cruciais como o trabalho como princípio educativo e a formação integral. Essa pesquisa oferece uma contribuição significativa para a articulação da formação de professores com os princípios da EPT, visando atender às demandas do mundo do trabalho e fortalecer a missão dos Institutos Federais na formação de profissionais comprometidos com a transformação social.