EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ DO IFC SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
Educação no campo. Pedagogia da Alternância. Luta pela terra. MST. Formação integral.
Este trabalho teve o desafio de perceber e compreender, sob a perspectiva docente, a educação do campo e a Pedagogia da Alternância no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Abelardo Luz-SC. Para tanto, mergulhou-se nos significados e concepções de educação do campo e Pedagogia da Alternância e percebeu-se que no Brasil, essas práxis têm se constituído por meio da pedagogia dos movimentos sociais de luta pela terra, particularmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST, que vem experienciando a formação integral em suas práticas educativas. O campus Abelardo Luz é o único campus da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica que se encontra em um assentamento. Recentemente a sua legitimidade de estar no território de assentados foi publicamente contestado, seja por agentes políticos e econômicos locais, ou mesmo por servidores do campus. Isso nos levou a tê-lo como objeto da nossa pesquisa cujo objetivo foi compreender sob a perspectiva docente a educação do campo e a Pedagogia da Alternância que se fazem no campus Abelardo Luz. Como Produto
Educacional foi proposto um Guia Formativo, avaliado positivamente pelos(as) docentes, técnicos(as) administrativos e discentes aos quais o mesmo foi submetido para avaliação.