“DESCOMPLICANDO PARA INCLUIR”: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Assistência Estudantil. Programa de Auxílios Estudantis. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado.
O artigo aqui apresentado é o resultado final de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do campus Blumenau do IFC, inserida na linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", no "Macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos na EPT". Esta pesquisa tem como tema principal o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), que faz parte da política de assistência estudantil desta instituição. O objetivo principal é analisar o entendimento que os estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), usuários do Programa de Auxílios Estudantis no IFC, possuem em relação aos limites e possibilidades desse programa, a fim de criar um produto educacional que os auxilie na melhor compreensão da política e de seus direitos. A fundamentação teórica utilizada apresenta a história da assistência estudantil no Brasil e contextualiza o leitor sobre a assistência estudantil no IFC, assim como discute sobre conceitos relacionados ao ensino médio integrado. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário online, com estudantes do ensino médio integrado do IFC, usuários do PAE e servidores que trabalham nas comissões de PAE dos 15 campi do IFC. A partir dos dados coletados, foi desenvolvido o aplicativo “Descomplica PAE”, que foi avaliado por servidores e estudantes. Como resultado, traz-se a perspectiva dos estudantes usuários do PAE e dos servidores atuantes nas comissões de PAE, que, apesar das contradições, possuem uma visão positiva em relação ao programa. Uma das principais limitações apontadas é a dificuldade de compreensão dos editais por parte dos estudantes. Quanto ao aplicativo “Descomplica PAE”, observou-se que ele tem potencial para auxiliar as comissões de PAE do IFC e amplia a compreensão dos estudantes sobre a política de assistência estudantil