Banca de DEFESA: HELEN CAROLINA FERREIRA SANTOS

DISCENTE : HELEN CAROLINA FERREIRA SANTOS
DATA : 18/11/2021
LOCAL: BLUMENAU

CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR OS DESASTRES “NATURAIS” A PARTIR DE REFLEXÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ENSINO INTEGRADO DO IFC – CAMPUS São Bento do Sul: o caso de Rio Negrinho-SC

Desastres. Rio Negrinho - SC. Ensino Médio Integrado (EMI). Práticas Educativas. Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo IFC-Blumenau, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Tivemos como objetivo, conhecer a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento do Sul acerca dos desastres que ocorrem na cidade de Rio Negrinho - SC, e os seus conhecimentos prévios sobre os conceitos que possibilitam compreender a essência desses desastres, tais como; vulnerabilidade, risco, perigo, inundações e enchentes. Este estudo é caracterizado como pesquisa qualitativa de natureza aplicada. O percurso para o levantamento dos dados foi por meio da pesquisa-ação. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os estudantes do EMI ingressantes no ano de 2020, além de pesquisas documentais e bibliográfica. Após as entrevistas semiestruturadas foi elaborada uma história em quadrinhos intitulada “Pensando sobre os desastres “Naturais”: o caso de Rio Negrinho SC”, como produto educacional. Com as respostas dos estudantes nota-se que no primeiro momento eles não tinham ainda a noção clara dos significados dos conceitos e apresentavam apenas a causa dos eventos. Na validação da HQ pelos estudantes foi verificado que eles conseguiram avançar, sair do campo da noção e da opinião e a apreenderem os conceitos, evidenciando que o PE atingiu o seu objetivo o qual foi o de problematizar o tema e promover um diálogo, com os termos que são corriqueiramente utilizados no senso comum e que na maioria das vezes são utilizados de forma equivocada. A partir de então entendemos que o PE elaborado é um bom material a ser utilizado na prática docente.

Externo à Instituição - SILVIA FERNANDA CANTÓIA
Interna - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE
Externo à Instituição - BRUNO NUNES BATISTA - UFPel
Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO