Banca de DEFESA: KARIN TYEKO ANAMI

DATA : 30/09/2021
LOCAL: BLUMENAU

Cenários e bastidores da implantação do PROEJA no Instituto Federal Catarinense

Proeja; educação profissional e tecnológica (EPT); Instituto Federal Catarinense; permanência; inclusão

Esta pesquisa, intitulada “Cenários e bastidores da implantação do Proeja no Instituto Federal Catarinense”, foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tendo por objetivo compreender e analisar os motivos que levaram o IFC, a partir do estudo de três campi (de Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Camboriú), a não atingir os índices preconizados pelo Decreto 5.840/2006. Integra a linha de pesquisa “Práticas educativas em educação profissional e tecnológica”, dentro do macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na educação profissional e tecnológica”. O termo “cenários” condiz com a atual oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de jovens e adultos (Proeja) integrada à educação profissional e tecnológica (EJA-EPT) no IFC, incluindo sua divulgação, o contato com o público-alvo e o (des)cumprimento ao supracitado Decreto. Já “bastidores” fazem alusão à implantação do curso na modalidade de jovens e adultos, compreendendo neste contexto a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), as tratativas, a definição, a criação do curso, como também a inclusão e a permanência dos estudantes no Proeja (EJA-EPT). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, de cunho exploratório e empírico, com entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e egressos do Proeja, em três campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), sendo os de Camboriú, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul. Para a análise dos dados, optamos por uma aproximação da análise textual discursiva (ATD), fazendo uso de categorias. Os resultados demonstraram a necessidade de formação para os docentes, as (in)disposições de gestores, servidores e docentes para a implantação do curso, o preconceito com o público da EJA e a divulgação não dialógica dos cursos na modalidade jovens e adultos. O produto educacional definido neste estudo foi relacionado e direcionado ao público da EJA-EPT, tendo como propósito o acolhimento, o incentivo e o esclarecimento das dúvidas frequentes referente ao curso por meio de uma História em quadrinhos (HQ) em formato digital. Seu roteiro foi inspirado em entrevistas com egressos do EJA-EPT (Proeja) dos três campi em estudo, e está diretamente relacionado com trajetórias de vida de trabalhadores e trabalhadoras da educação de jovens e adultos na EPT.

Externo à Instituição - DAVI SILVA DA COSTA
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1811291 - JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM