CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA KRACIK SIQUEIRA

DISCENTE : RAFAELA KRACIK SIQUEIRA
DATA : 29/05/2024
LOCAL: Campus Blumenau

O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO DE REFLEXÃO ACERCA DO MUNDO DO TRABALHO

Educação Profissional e Tecnológica; Mundo do trabalho; Espaço pedagógico; Ensino Médio Integrado.

A presente pesquisa se dedicará a responder de quais formas o estágio curricular se constitui como um espaço para a reflexão crítica dos estudantes acerca do mundo do trabalho, a fim de verificar se estágio curricular como prática pedagógica contribui com o projeto educacional em disputa pelos Institutos Federais, qual seja o projeto que visa romper com a lógica dualista e mercadológica no ensino técnico integrado. Para tanto, será enfatizado e explorado como principal referencial teórico, no conteúdo e no método, a teoria marxista e as leituras gramscianas acerca de educação, partindo de uma análise materialista histórico-dialéctica da realidade a fim de compreender as relações que se estabelecem entre estágio, educação e mundo do trabalho. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários nos estudantes público alvo, a pesquisa irá explorar de quais formas o estágio curricular dos estudantes estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFC Campus Camboriú se constitui como um espaço de reflexão acerca do mundo do trabalho. Ao final da pesquisa, objetiva-se, a partir de seus resultados, contribuir no processo de aprendizagem com a elaboração de um produto educacional que possa auxiliar a promover uma experiência de estágio mais formativa no sentido uma EPT emancipatória.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Presidente - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externo à Instituição - IVAIR FERNANDES DE AMORIM - IFSP
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM