Letramento cinematográfico no Ensino Médio Integrado: Contribuições para uma formação humana integral contemporânea
Letramento. Audiovisual. Instituto Federal. Educação Profissional e Tecnológica.
O objetivo geral da pesquisa de Lucas Neto sobre letramento cinematográfico no Ensino Médio Integrado é avaliar a introdução do letramento cinematográfico para os estudantes matriculados no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Jaraguá do Sul – Centro, em 2024. A pesquisa visa contribuir para a construção de olhares mais reflexivos e críticos diante das mídias audiovisuais, como parte importante da formação humana integral no contexto da contemporaneidade. As relações entre Cinema e Educação são abordadas na justificativa do estudo destacando a importância do letramento cinematográfico no contexto escolar, especialmente no Ensino Médio Integrado. É ressaltado que o uso do cinema e do audiovisual como recurso didático por docentes é comum, porém muitas vezes sem um domínio da linguagem própria dessas mídias. A pesquisa busca introduzir o ensino dessa linguagem no contexto escolar, alinhando-se à relevância social do tema e visando formar sujeitos críticos e reflexivos na contemporaneidade A pesquisa sobre letramento cinematográfico no Ensino Médio Integrado apresenta contribuições significativas para os estudos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ao introduzir o letramento cinematográfico para os estudantes, busca-se influenciar a formação de indivíduos com olhares mais reflexivos e críticos em relação às mídias audiovisuais, contribuindo para uma educação mais abrangente e alinhada aos princípios da formação humana integral. Essa abordagem visa potencializar as práticas educativas que utilizam filmes no Ensino Médio Integrado, promovendo uma formação significativa e integral dos estudantes