CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: TAIRA FRANCIELE SKERKE

DISCENTE : TAIRA FRANCIELE SKERKE
DATA : 25/04/2024

INCLUSÃO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSC, CAMPUS GASPAR

Avaliação da Aprendizagem; Desenho Universal da Aprendizagem; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Esta pesquisa dialogou com professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no câmpus Gaspar do IFSC sobre as temáticas avaliação da aprendizagem, inclusão e desenho universal para a aprendizagem. Nós perguntamos aos sujeitos-participantes do nosso estudo como eles avaliam a aprendizagem dos seus estudantes e, considerando o contexto de produção em que estão inseridos, tínhamos como objetivo compreender se eles conheciam os fundamentos da avaliação diagnóstica e formativa da aprendizagem, e se contemplavam princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem ao selecionar recursos e estratégias para avaliar a aprendizagem dos alunos. estudantes. Nós selecionamos a avaliação diagnóstica e formativa (LUCKESI, 2000; HOFFMANN, 2009) como perspectivas teóricas para discutir a avaliação escolar. E, ao abordar o tema educação inclusiva, exploramos as possibilidades do Desenho Universal para a Aprendizagem (BÖCK, 2019) a partir do Modelo Social da Deficiência. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa de natureza aplicada; abordagem qualitativa; com delineamento técnico em estudo de caso; de propósito exploratório e descritivo, está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 3: Práticas Educativas no Currículo Integrado. Também foi desenvolvido, aplicado e validado um produto educacional estruturado no formato de guia sobre a avaliação da aprendizagem a partir das contribuições do DUA, destinado a professores de cursos de ensino médio integrado à educação profissional. A partir da análise das sequências discursivas que compuseram o corpus desta pesquisa, percebemos que há uma variedade de perspectivas sobre inclusão nas avaliações da aprendizagem. Enquanto alguns docentes afirmam adaptar suas avaliações para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, outros reconhecem a necessidade de aprimorar suas práticas para promover uma maior inclusão.

Presidente - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Externa à Instituição - IVANI CRISTINA VOOS - IFSC
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 14:24