Banca de QUALIFICAÇÃO: IDCE IHLENFELDT SEJAS

DISCENTE : IDCE IHLENFELDT SEJAS
DATA : 29/05/2024
LOCAL: Campus Blumenau

A relação do acolhimento como um processo de permanência e êxito dos estudantes do curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC campus Gaspar.

Curso Técnico Subsequente, Acolhimento estudantil, Permanência e êxito.

Este estudo pretende pesquisar qual a relação do acolhimento como um processo de permanência e êxito dos estudantes do curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC campus Gaspar. A temática emergiu de inquietações vivenciadas e a necessidade de respostas. O acolhimento é destacado como essencial, considerando que a recepção dos estudantes varia conforme o tipo de curso. Por outro lado, os estudantes adultos, frequentando cursos subsequentes, muitas vezes não recebem o mesmo cuidado e atenção que os estudantes dos cursos técnicos integrado dentro da instituição. O acolhimento é compreendido como um processo amplo de escuta e atendimento das necessidades dos discentes, visando apoiá-los em sua jornada acadêmica e promovendo sua permanência e conclusão do curso com êxito. A motivação se deu pela preocupação com a taxa de desistência nos cursos subsequentes, apesar da qualidade, gratuidade da instituição e de ser um curso de curta duração, tendo taxas de evasão tão grandes. Assim, surgiu o questionamento, será que existe alguma relação entre as estratégias de acolhimento e a permanência e êxito dos estudantes? O estudo propõe analisar essa relação, considerando as necessidades específicas dos estudantes e as demandas de integração e motivação até a conclusão do curso. A construção dos dados será realizada através de grupos focais com a turma de estudantes ingressantes e com a turma do segundo semestre, também serão realizadas entrevistas individuais com o intuito de coletar informações mais sensíveis, que possam interferir na permanência dos discentes. A pesquisa adotará uma abordagem explicativa, buscando compreender os fenômenos e propõe estratégias de melhoria por meio de um produto educacional que possa acolher estes alunos, dando a eles a oportunidade de permanecer e concluir o curso com êxito.

Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Externo ao Programa - 1961823 - MARIO FERREIRA RESENDE - nullPresidente - 1976862 - RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
Interna - 1778902 - SARA NUNES
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 13:22