O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEDUPS) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
Ensino de Empreendedorismo. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.
O projeto proposto, vinculado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” no “Macroprojeto 3 de Práticas Educativas no Currículo Integrado”, do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objeto de pesquisa o Ensino de Empreendedorismo em Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos Centros de Educação Profissional (CEDUPs) da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. O Ensino de Empreendedorismo tem recebido uma atenção crescente no campo educacional, tornando-se um dos eixos estruturantes para os itinerários formativos, tanto na formação básica quanto na formação profissional no Ensino Médio. Diante disso, objetivo principal do estudo é analisar o ensino de empreendedorismo em cursos de Educação Profissional de Nível Médio Integrado em Centros de Educação Profissional (CEDUPs) da rede estadual de educação de Santa Catarina, a fim de elaborar um produto educacional que aborda o empreendedorismo a partir de uma perspectiva pedagógica Crítica, que contribua na formação continuada de professores. Como fundamentação teórica, parte-se de autores que estudam o empreendedorismo na educação, como Dornelas (2023); Dolabela (2016); e Oliveira, Júnior e Oliveira (2022), entre outros, bem como, os autores Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); e Kuenzer (2017), que estudam o ensino médio por uma perspectiva social crítica. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta, construção e análise de dados, pretende-se aplicar questionário estruturado online, devendo acontecer até dezembro de 2023, e aplicado em todos os Centros de Educação Profissional (CEDUPs), da rede estadual de educação de Santa Catarina, que contenham a Disciplina Empreendedorismo em seus currículos em Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. O público alvo da pesquisa são os professores que atuam em componentes curriculares da área de empreendedorismo nos CEDUPs. Estima-se que poderão contribuir com essa pesquisa no mínimo 12 professores. No que tange a aplicação do produto, pretende-se aplicar no CEDUP Hermann Hering da cidade de Blumenau. Os dados impetrados durante a pesquisa serão analisados por Análise Textual Descritiva. Espera-se que a pesquisa e o produto possam contribuir e auxiliar pesquisadores/professores e interessados em entender quais são as implicações do ensino de empreendedorismo na Educação Nível Médio integrado à Educação Profissional, bem como a relevância social que tem o problema a ser investigado.