Professor EBTT, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do IFC e praticante de Taekwon-do.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), com bolsa Capes, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020; 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2018-2020, 2020-2022 e 2022-2024). Faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerceu a função de Coordenador Adjunto do PPGE-IFC (2019-2021 e 2021-2023). Ocupa a função de Coordenador do PPGE-IFC (2023-2025). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos - GEPEFOPPE-IFC, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre Diversidade, Inclusão e Processos Formativos - GINPEDIN-IFC e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE-UFPR. Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 3, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC Campus Camboriú.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autoavaliação no stricto sensu; processos formativos; formação de professores; construção de identidade(s) profissional(is); inserção profissional; produção da pesquisa e mestiçagem.