Projeto Pedagógico do Curso

O profissional egresso do CST em Redes de Computadores deve ser capaz de processar as informações, abstraídas de uma massa cada vez maior de dados, aquelas que pela sua natureza, interessam às organizações e/ou à sociedade como um todo, ter desenvolvido senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.

De forma geral e em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos, o tecnólogo em Redes de Computadores será o profissional que terá aptidão de elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Ainda, esse profissional será capaz de realizar a conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnosticar e solucionar problemas relacionados a comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de redes e de sistemas de comunicação de dados. Para consecução de tais atividades ainda julga-se necessário que o tecnólogo em Redes de Computadores possua conhecimentos em instalações elétricas, testes físicos e lógicos de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança.

Especificamente, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos irá capacitar o profissional para:

• Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;

• Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;

• Resolver situações-problema que exijam raciocínio abstrato, percepção espacial, memória auditiva, memória visual, atenção concentrada, operações numéricas e criatividade;

• Ter iniciativa e exercer liderança; Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.

• Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;

• Criar documentação técnica e pesquisar documentação on-line;

• Empreender negócios em sua área de formação;

• Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

• Executar ações de treinamento e de suporte técnico;

• Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;

• Empreender negócios na área de redes de comunicação de dados;

• Integrar equipes de planejamento de redes de voz, dados e vídeo, participando da elaboração de projetos de infra-estrutura física de redes com suporte à transmissão de tráfego multimídia, aplicando corretamente as normas de projetos de redes;

• Especificar e configurar dispositivos ativos, servidores, estações e periféricos a serem usados em redes;

• Coordenar e/ou participar da equipe de gerenciamento pró-ativo de redes elaborando relatórios que identifiquem a sua atual situação;

• Gerenciar orçamentos para fins de aquisição, implantação e manutenção dos componentes de redes;

• Propor e participar de estudos de atualização em tecnologias emergentes na área de redes posicionando-se em relação às necessidades de expansão;

• Coordenar e participar de equipes de suporte aos usuários de redes;

• Traçar diretrizes de segurança da rede objetivando a proteção de seus usuários, equipamentos e serviços;

• Atuar em processos de administração de servidores de redes;

• Realizar testes em redes visando identificar problemas e soluções nos processos implementados.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os principais postos de trabalho associados à formação do Tecnólogo em Redes de Computadores são:

• Administrador de Redes de Computadores (CBO 2123-10)

• Analista de Suporte de Redes (CBO 2123-10)

• Analista de Redes e de Comunicação de Dados (CBO 2124-10)

As práticas de ensino-aprendizagem baseiam-se em diferentes metodologias e utilização de tecnologias de informação, oportunizando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos discentes. Plano de ensino, de aulas e conteúdos são disponibilizados no Sistema Acadêmico, utilizando-se de linguagem dialógica adequada ao público-alvo.

Além disso, os docentes selecionam e disponibilizam materiais de apoio, compostos de diferentes recursos com o objetivo de tornar significativa a aprendizagem e mediar a produção sistematizada de conhecimentos.

A Organização Didática do IFC prevê a integração curricular como uma opção metodológica, possibilitando ao estudante utilizar conceitos e referenciais teóricos das diferentes áreas do saber para compreender e refletir sobre a realidade em que está inserido. Prevê ainda que todos os cursos organizem uma arquitetura curricular flexível com componentes optativos e eletivos, oportunidades diferenciadas de integralização de curso e aproveitamento de estudos. Pensar um currículo integrado traz o desafio de assegurar o comprometimento com a formação omnilateral dos estudantes como sujeitos para a vida em sociedade.

A curricularização da pesquisa e da extensão é uma metodologia de ensino que se destaca no IFC, pois permite articular a pesquisa como princípio educativo, a extensão como ação dialógica e o ensino como síntese dos três processos. Integrar a pesquisa e a extensão ao desenvolvimento do ensino possibilita vivenciar práticas e saberes que extrapolam os esquemas tradicionais que compõem os currículos acadêmicos.

O Sistema de Avaliação Institucional do IFC orientar-se-á pelo dispositivo de Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), representada no Instituto pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que tem suas diretrizes orientadas pela Resolução nº 069 CONSUPER/2014. A avaliação integrará três modalidades, a saber:

● Avaliação das Instituições de Educação Superior, dividida em 2 etapas: autoavaliação (coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA) e avaliação externa (realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP);

● Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): visitas in loco de comissões externas;

● Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.

A avaliação do Curso acontecerá por meio de dois mecanismos constituídos pelas avaliações externa e interna.

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