Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, os profissionais do eixo de Informação e Comunicação devem possuir formação voltada a ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.

Em termos de Educação Profissional, o mercado de trabalho para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o que mais cresce, trazendo em seu bojo elementos de um grande avanço tecnológico na área, propiciando práticas criativas, abrindo espaços para aliar, na formulação dos currículos, constituição humanística essencial e formação tecnológica atualizada que além de formar profissionais tecnicamente competentes, faz com que desenvolvam habilidades para a realização, em seu trabalho, de uma forma concreta de cidadania.

Analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.

•Trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

•Utilizar o raciocínio lógico para a resolução de problemas usando linguagens de programação e metodologias de desenvolvimento como forma de concretização.

•Analisar, projetar e desenvolver sistemas computacionais com preocupações voltadas à qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança.

As práticas pedagógicas previstas para a consolidação do ensino/aprendizado dos discentes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC – Campus de Blumenau dar-se-ão a partir de técnicas de estudo dirigido, aulas expositivas, seminários integradores, estudos de caso e pela aplicação das práticas a serem adotadas com vistas para:

•estimular o método de estudo e pensamento reflexivo;

•construir a autonomia intelectual;

•aprofundar o estudo de um tema;

•estimular a troca de informações e experiências;

•estimular a pesquisa e o conhecimento global do tema a ser estudado;

•estimular a reflexão crítica;

•fornecer meios para a facilitação da busca de informações, bem como da tomada de decisões.

A avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será feita regularmente, através do estudo do desempenho do Curso e dos aspectos relativos ao atendimento das expectativas da comunidade externa, ou seja, do próprio mercado de trabalho. Esta avaliação, de acordo com as determinações legais vigentes, será realizada em dois níveis: o Interno, pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, e o Externo, observando as dimensões propostas pelo SINAES.

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