Projeto Pedagógico do Curso

O Engenheiro Mecatrônico é um profissional de formação multidisciplinar, com conhecimento das áreas de mecânica, informática industrial e eletroeletrônica.

Sua formação sólida, integrada e sinergética nas unidades curriculares das três diferentes áreas é voltada ao desenvolvimento de produtos e processos discretos, o que lhe permite planejar, implementar, manter e otimizar sistemas industriais. Na sua formação, foca-se o desenvolvimento de uma postura pró-ativa; com habilidade para organizar, planejar e se expressar; culminando na formação de um profissional criativo, com capacidade de liderança para trabalho em equipe e de autoaprendizagem, fundamental na absorção de novos conceitos advindos da rápida evolução tecnológica. Possuem ainda competências para desenvolver ações empreendedoras, gerenciar equipes de trabalho, atuar na área de vendas, demonstrando autonomia, responsabilidade, facilidade de adaptação e de relacionamento e capacidade de tomar decisões, além de interpretar e aplicar legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e de impactos ambientais.

Ao final do curso, o engenheiro mecatrônico terá desenvolvido uma base técnico-científica traduzida pelas seguintes competências:

1) planejar, desenvolver e executar projetos de sistemas industriais automatizados;

2) operacionalizar sistemas de manufatura baseados no uso do CNC, CAD/CAM, CLP e da robótica;

3) avaliar, planejar e executar o retrofitting de máquinas com comando numérico computadorizado;

4) avaliar, planejar e desenvolver novas máquinas com ênfase na área mecânica;

5) projetar e ajustar os compensadores mais utilizados no controle de processos industriais;

6) planejar e executar a manutenção de sistemas industriais automatizados;

7) analisar e inspecionar serviços técnicos em mecatrônica;

8) dimensionar e avaliar a capacidade de sistemas automatizados industriais;

9) planejar e executar procedimentos e métodos de controle e de avaliação de qualidade;

10) gerenciar processos em indústrias automatizadas, além de atender as mudanças da sociedade e de seus setores produtivos;

11) desenvolver trabalhos em equipes multidisciplinares, com elevada capacidade de contextualização dos problemas e visão estratégica da prática profissional com atitude criativa e empreendedora.

A ação pedagógica é caracterizada por uma metodologia dinâmica, que integra reflexão-ação-interação-construção, através da organização do pensamento numa relação dialógica que resulta no desenvolvimento de habilidades, na construção do conhecimento e na participação consciente, alegre e comprometida de educandos e educadores. Esse processo dinâmico apresenta-se em forma de projetos interdisciplinares, despertando a curiosidade e o gosto pelo conhecimento através da pesquisa, aulas expositivas, reflexões, laboratórios, palestras e tudo o que permite a inserção do aluno no processo de (re) construção do conhecimento. 

A avaliação do Curso acontecerá por dois mecanismos, constituídos pelas avaliações externa e interna, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.

A avaliação do Curso Superior de Engenharia Mecatrônica é feita regularmente, através do estudo do desempenho do Curso e dos aspectos relativos ao atendimento das expectativas da comunidade externa, ou seja, do próprio mercado de trabalho.

No âmbito interno o NDE – Núcleo Docente Estruturante e também o Colegiado de Curso que possui representantes dos alunos e técnicos administrativos tem o papel de avaliar por meio de discussões em reuniões próprias os diferentes aspectos do curso: ementas, conteúdos, atividades acadêmicas e também a estrutura educacional tais como laboratórios e salas de aula.

A avaliação, de acordo com as determinações legais vigentes, também será realizada em dois níveis: o Interno e o externo, por meio da CPA – Comissão Própria de Avaliação, observando as dimensões propostas pelo SINAES.

Serão atribuídos conceitos a cada um dos indicadores. Os conceitos serão contextualizados, com base nos indicadores, descritos de forma abrangente e coerentes.

Avaliação externa: essa avaliação considerará o desempenho do Curso em relação ao mercado de trabalho, ao grau de satisfação do egresso e aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (resultados do ENADE e da Avaliação das Condições de Ensino).

Avaliação interna: essa avaliação considera, basicamente, três conjuntos de elementos:

-condições: corpo docente; corpo discente; corpo técnico-administrativo; infraestrutura; perspectiva utilizada na definição e organização do currículo; perfil profissional e as perspectivas do mercado de trabalho; estágios; efetiva participação de estudantes em atividades de Iniciação Científica, extensão e monitoria; atratividade do curso e interação com área científica, técnica e profissional e com a sociedade em geral;

-processos: interdisciplinaridade; formação interdisciplinar; institucionalização; qualidade do corpo docente e sua adequação aos cursos de Graduação e Tecnológicos (domínio dos conteúdos, planejamento, comunicação, compromisso com o ensino, pesquisa, extensão, orientação/supervisão); avaliação da aprendizagem (critérios claros e definidos, relevância dos conteúdos avaliados, variedade de instrumentos, prevenção da ansiedade estudantil); estágio; interação IES/sociedade;

-resultados: capacitação global dos concluintes; preparo para exercer funções profissionais (executar atividades-tarefa típicas da profissão, aperfeiçoar-se continuamente); qualidade do curso (necessidades do mercado do trabalho, atualidade e relevância técnico-científica dos conteúdos, desempenho em Pós-graduação/cursos típicos da carreira, adequação do currículo às necessidades futuras); análise comparativa (cursos da mesma área em outras instituições, outros cursos da mesma instituição).

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