Proyecto Pedagógico del Curso

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, o perfil profissiográfico desejado ao Tecnólogo em Logística é de um profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos, desenvolvendo e gerenciando sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos, exigindo para o exercício das atribuições visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos, além de habilidades e atitudes que lhe permitam participar de forma ética, responsável, ativa, crítica e criativa.

No Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, é Campo de Atuação para o egresso do Curso de Tecnologia em Logística (BRASIL, 2016, p. 45}:

Distribuidoras e Centros de distribuição.

Empresas de encomendas.

Empresas em geral (indústria, comércio e serviços.

Portos, Aeroportos, Terminais de transporte.

Transportadoras.

Institutos e Centros de Pesquisa.

Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

As práticas de ensino-aprendizagem baseiam-se em diferentes metodologias e utilização de tecnologias de informação, oportunizando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos discentes. Plano de ensino, de aulas e conteúdos são disponibilizados no Sistema Acadêmico, utilizando-se de linguagem dialógica adequada ao público-alvo.

Além disso, os docentes selecionam e disponibilizam materiais de apoio, compostos de diferentes recursos com o objetivo de tornar significativa a aprendizagem e mediar a produção sistematizada de conhecimentos.

A Organização Didática do IFC prevê a integração curricular como uma opção metodológica, possibilitando ao estudante utilizar conceitos e referenciais teóricos das diferentes áreas do saber para compreender e refletir sobre a realidade em que está inserido. Prevê ainda que todos os cursos organizem uma arquitetura curricular flexível com componentes optativos e eletivos, oportunidades diferenciadas de integralização de curso e aproveitamento de estudos. Pensar um currículo integrado traz o desafio de assegurar o comprometimento com a formação omnilateral dos estudantes como sujeitos para a vida em sociedade.

A curricularização da pesquisa e da extensão é uma metodologia de ensino que se destaca no IFC, pois permite articular a pesquisa como princípio educativo, a extensão como ação dialógica e o ensino como síntese dos três processos. Integrar a pesquisa e a extensão ao desenvolvimento do ensino possibilita vivenciar práticas e saberes que extrapolam os esquemas tradicionais que compõem os currículos acadêmicos.

O Projeto de Avaliação Institucional segue o estabelecido pela Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. De acordo com as caracterísiticas fundamentais da proposta, a avaliação institucional é o centro do processo avaliativo; com inegração de diversos instrumentos apoiados em uma base de concepção global que respeita a identidade e a diversidade institucional. Isso possibilita a compreensão da realidade e da missão do IFC, identificando o que há de comum e universal na educação superior nacional, bem como as especificações de cada área de conhecimento. A partir do SINAES, a avaliação adquiriu novas finalidades, dentre as quais se destacam: aprofundar a ideia de responsabilidade social no desenvolvimento da IES, operando como um processo de construção com a participação acadêmica e social; valorizar a solidariedade e a cooperação, e não a competitividade e o sucesso individual. O IFC tem sua CPA atuante, com seu estatuto próprio, constituída por um presidente, por dois representantes docentes, dois representantes discentes, dois técnicos-administrativos, um membro da sociedade civil, em cada Câmpus. O processo de avaliação institucional é representado pelo fluxo da relação da autoavaliação com seu respectivo planejamento. Iniciando com a elaboração dos instrumentos, baseados nas dimensões estabelecidas para as autoavaliações institucionais, passando pela sensibilização dos envolvidos, para a aplicação da avaliação, tabulação dos dados e posterior elaboração do relatório. Após as especificações do atendimento e/ou não dos requisitos, das finalidades e dos objetivos da autoavaliação, bem como da metodologia empregada e dos envolvidos e seus respectivos papéis, no Relatório de Autoavaliação, as várias ações de melhorias são apresentadas, para cada uma das dez dimensões do SINAES, como forma de avaliação continua e permanente por toda a Instituição. Uma vez elaborado o relatório apresentando os resultados, passa-se à discussão junto aos setores acadêmicos, administrativos em nível do curso. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) também é um instrumento avaliativo, onde avalia a eficiência do curso. Com este processo o curso obtém informações sobre as demandas necessárias não só para a satisfação de seus acadêmicos, mas para conseguir resultados satisfatórios do nível de aprendizado, uma vez que esses processos proporcionam identificar a qualidade organizacional e curricular das ferramentas de metodologias de ensino, o grau de exigências das avaliações, a interdisciplinaridade entre as informações que irão proporcionar resultados positivos em exames como o ENADE.

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