Apresentação

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores vem ao encontro do espírito inovador do Instituto Federal Catarinense, com o objetivo de suprir a carência de mercado na formação direcionada de profissionais para atuarem nesta área. Focado nesse aspecto, o curso oferecido tem por objetivo formar profissionais com amplo conhecimento em projetos, análise de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de comunicação e gestão de redes de computadores, de forma a atender a demanda de mercado, justificada pelos levantamentos técnicos e pesquisas realizadas na comunidade da região. 
Uma das principais vantagens do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores é a parceria estabelecida com a CISCO Networking Academy e a AWS Academy. Onde por meio dessa colaboração, oferecemos aos nossos alunos a oportunidade de participar de cursos gratuitos que possibilitam a obtenção de certificações reconhecidas internacionalmente pelo mercado.
Dessa forma, os estudantes formados por nossa instituição estarão plenamente preparados para enfrentar os desafios do setor, munidos de amplo conhecimento e habilidades práticas essenciais para se destacarem profissionalmente.

Sobre o curso - Informações gerais

Denominação do Curso: Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Modalidade: Presencial
Titulação: Tecnólogo em Redes de Computadores
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Duração: 6 semestres
Números de Vagas: 40
Turno: Noturno
Funcionamento do curso: Ingresso anual com oferta de disciplinas semestrais
Carga horária: 2.220 horas
Forma de ingresso: ENEM


Diferenciais do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, tem como diferencial a formação de um profissional capaz de identificar as necessidades das organizações, criar e gerir soluções tecnológicas, dos ambientes baseados em redes de computadores. Além disso, permite ao egresso a preparação para certificações, habilitando ao egresso a continuidade de sua formação para o mercado de trabalho.


Atuação Profissional

O tecnólogo em Redes de Computadores é um profissional que atua no projeto e na construção de redes de comunicação, de empresas e de produção automatizada. O egresso deverá ser capaz de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças por meio da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação na solução dos problemas. Desta forma, poderá:

    - Elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de infraestruturas de redes de computadores, tanto para redes locais como de longa distância;
    - provisionar meios para a conectividade entre sistemas heterogêneos;
    - diagnosticar e solucionar problemas relacionados à comunicação de dados;
    - propor e implementar soluções para segurança de redes;
    - administrar serviços de redes e serviços de comunicação de dados;
    - gerenciar e administrar redes de computadores, desde as redes locais até as de longa distancia;
    - propor soluções para melhoria e integração dos ambientes baseados em redes de computadores;
    - automatizar tarefas em ambientes de Tecnologia de Informação e Comunicação, gerando eficiência em sua operação.

Parcerias

Estas parcerias viabilizam a oferta de cursos gratuitos para alunos, ex-alunos e ampla comunidade na área de T.I.

  • CISCO Networknig Academy - A Cisco Networking Academy oferece vários cursos na área de Redes e Segurança, todos gratuitos. Os cursos credenciam seus participantes para obter a certificação Cisco. 
  • Amazon Web Services – AWS Academy  - O AWS Academy é uma iniciativa global da Amazon para oferecer a estudantes recursos abrangentes para que aprendam sobre a tecnologia de nuvem. Com essa parceria, os discente dos cursos de Bacharelado em Sistemas de informação e Tecnologia em Redes de computadores passam a ter acesso a infraestrutura da AWS na nuvem para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e receber capacitação para certificações da AWS.




 


Título do Profissional: TENÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Curso: Presencial


Coordenação do Programa: ADAMO DAL BERTO

Telefone/Ramal: (47) 3803-7200/7243

E-mail: redes.grad.araquari@ifc.edu.br



SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02