Instituto Federal Catarinense Blumenau, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CAMPUS VIDEIRA (11.01.07)
Código: EEB0707-2
Nome: HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Ementa/Descrição: Estudo da história do Brasil nos séculos XVIII e XIX, considerando-se as conexões entre os processos históricos ocorridos na Europa, África e América; análise do processo de fortalecimento e consolidação do pensamento liberal e do declínio do Antigo Regime na Europa e na América; estudos de caso: Revolução Americana, Revolução Francesa, Revolução Haitiana, crise do Antigo Sistema Colonial, PanAmericanismo e as independências latinoamericanas; contexto geopolítico europeu na Era Napoleônica e a transferência da corte portuguesa para o Brasil; o projeto português de emancipação política e de manutenção da unidade territorial brasileira; surgimento de ideias anti-escravistas na Europa, reconfiguração do tráfico atlântico de pessoas e transformações geopolíticas das áreas africanas ligadas ao comércio de escravos; investigação das conexões entre este contexto atlântico e os fenômenos de dependência e de substituição da mão-de-obra escrava; o setor agroexportador, o problema fundiário e o processo de industrialização no Brasil do século XIX; conflitos geopolíticos e definição de áreas de influência econômicas na América: Guerra de Secessão e Guerra da Tríplice Aliança; estudo do surgimento e consolidação do capitalismo industrial europeu e a corrida imperialista na África, Ásia e América: Conferência de Berlim e Doutrina Monroe. Conforme o artigo 10, inciso II da Resolução nº 02/2012/MEC/CEB, os temas transversais estão contemplados na disciplina de acordo com a especificidade dos conteúdos. Os temas transversais em destaque serão: Diversidade cultural, relações de gênero, ética e democracia. Ademais o docente da disciplina tem autonomia para agregar novos temas transversais.

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