Ementa/Descrição: |
Estudo da história do Brasil nos séculos XVIII e XIX, considerando-se as conexões
entre os processos históricos ocorridos na Europa, África e América; análise do
processo de fortalecimento e consolidação do pensamento liberal e do declínio do
Antigo Regime na Europa e na América; estudos de caso: Revolução Americana,
Revolução Francesa, Revolução Haitiana, crise do Antigo Sistema Colonial, PanAmericanismo
e as independências latinoamericanas; contexto geopolítico europeu
na Era Napoleônica e a transferência da corte portuguesa para o Brasil; o projeto
português de emancipação política e de manutenção da unidade territorial brasileira;
surgimento de ideias anti-escravistas na Europa, reconfiguração do tráfico atlântico
de pessoas e transformações geopolíticas das áreas africanas ligadas ao comércio
de escravos; investigação das conexões entre este contexto atlântico e os
fenômenos de dependência e de substituição da mão-de-obra escrava; o setor
agroexportador, o problema fundiário e o processo de industrialização no Brasil do
século XIX; conflitos geopolíticos e definição de áreas de influência econômicas na
América: Guerra de Secessão e Guerra da Tríplice Aliança; estudo do surgimento e
consolidação do capitalismo industrial europeu e a corrida imperialista na África, Ásia
e América: Conferência de Berlim e Doutrina Monroe. Conforme o artigo 10, inciso II
da Resolução nº 02/2012/MEC/CEB, os temas transversais estão contemplados na
disciplina de acordo com a especificidade dos conteúdos. Os temas transversais em
destaque serão: Diversidade cultural, relações de gênero, ética e democracia.
Ademais o docente da disciplina tem autonomia para agregar novos temas
transversais. |