Instituto Federal Catarinense Blumenau, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CAMPUS VIDEIRA (11.01.07)
Código: EEB0707-1
Nome: HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 64 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 64 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Ementa/Descrição: História do Brasil partindo de uma historiografia que analisa o processo de formação de sociedades complexas nos continentes americano e africano, apresentando enfoque que se distancia da perspectiva hegemônica eurocêntrica; o processo histórico de formação e organização dos principais estados da América anteriores à chegada dos europeus, a partir de fontes documentais produzidas por estas sociedades; o processo histórico de formação e organização dos principais estados da África Central e Ocidental, destacando a problemática da integração continental dos estados africanos e destes com os potentados asiáticos, assim como a simultaneidade deste processo com o que ocorria no mundo atlântico; o processo de renascimento urbano e comercial e de consolidação de uma ordem burguesa na Europa Ocidental, enfocando as várias faces do renascimento cultural e científico e da reforma religiosa, a formação dos estados nacionais modernos e os fenômenos geopolíticos decorrentes da expansão marítima e comercial; configuração dos três cenários continentais determinantes para a formação das sociedades latinoamericanas, análise da interrelação deste contexto histórico com o processo de ocupação e colonização do território americano; estudo da América Portuguesa, considerando-se a instalação de uma empresa mercantilista e suas implicações nos fenômenos econômicos atlânticos (companhias de comércio, tráfico negreiro e lógica plantacionista) e na formação da sociedade colonial (religião, família e mestiçagem); desenvolvimento das relações entre as economias europeias e os estados africanos próximos da costa e a consequente integração com a lógica mercantilista em fase de implementação nas Américas. Conforme o artigo 10, inciso II da Resolução nº 02/2012/MEC/CEB, os temas transversais estão contemplados na disciplina de acordo com a especificidade dos conteúdos.Os temas tranversais em destaque na disciplina serão: Diversidade cultural, relações de gênero, ética e democracia.Ademais o docen

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04 v4.12.8.6