Ementa/Descrição: |
História do Brasil partindo de uma historiografia que analisa o processo de formação
de sociedades complexas nos continentes americano e africano, apresentando
enfoque que se distancia da perspectiva hegemônica eurocêntrica; o processo
histórico de formação e organização dos principais estados da América anteriores à
chegada dos europeus, a partir de fontes documentais produzidas por estas
sociedades; o processo histórico de formação e organização dos principais estados
da África Central e Ocidental, destacando a problemática da integração continental
dos estados africanos e destes com os potentados asiáticos, assim como a
simultaneidade deste processo com o que ocorria no mundo atlântico; o processo de
renascimento urbano e comercial e de consolidação de uma ordem burguesa na
Europa Ocidental, enfocando as várias faces do renascimento cultural e científico e
da reforma religiosa, a formação dos estados nacionais modernos e os fenômenos
geopolíticos decorrentes da expansão marítima e comercial; configuração dos três
cenários continentais determinantes para a formação das sociedades
latinoamericanas, análise da interrelação deste contexto histórico com o processo de
ocupação e colonização do território americano; estudo da América Portuguesa,
considerando-se a instalação de uma empresa mercantilista e suas implicações nos
fenômenos econômicos atlânticos (companhias de comércio, tráfico negreiro e lógica
plantacionista) e na formação da sociedade colonial (religião, família e mestiçagem);
desenvolvimento das relações entre as economias europeias e os estados africanos
próximos da costa e a consequente integração com a lógica mercantilista em fase de
implementação nas Américas. Conforme o artigo 10, inciso II da Resolução nº
02/2012/MEC/CEB, os temas transversais estão contemplados na disciplina de
acordo com a especificidade dos conteúdos.Os temas tranversais em destaque na
disciplina serão: Diversidade cultural, relações de gênero, ética e
democracia.Ademais o docen |