Instituto Federal Catarinense Blumenau, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: VIDEIRA - C.C.EJA QP ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (11.01.07.32)
Código: EJAAAA0713-3
Nome: HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 96 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 24 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Sim
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: 1. Concepções de tempo e História. 2. Pré-História, arte rupestre e os primeiros povos da América. 3. Manifestações culturais inerentes às civilizações da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. 4. Estruturas econômicas, políticas e sociais da Idade Média,o papel da Igreja e a cultura durante o período medieval. 5. As transformações na estrutura da sociedade europeia ocidental decorrente da transição entre o feudalismo e o capitalismo: Cruzadas e o contato com as civilizações orientais/islâmicas, Renascimento, Reforma Religiosa e Formação dos Estados Nacionais. 6. História das civilizações pré-colombianas. 7. Brasil Colônia: economia,política e sociedade. 8. O fim do Antigo Regime: o advento da modernidade e o iluminismo. 9. Revolução Francesa e Império Napoleônico. 10. Transformações geográficas, econômicas e políticas ocorridas devido a Revolução Industrial. 11.Estados Unidos: Colonização, independência e expansão no século XIX. 12Independência das colônias da América espanhola e do Haiti. 13. Independência política do Brasil. 14. Os povos africanos América. 15. Sociedade e trabalho na Primeira República brasileira. 16. Imperialismo e Primeira Guerra Mundial. 17. Crise do capitalismo e regimes autoritários. 18. Segunda Guerra Mundial. A memória social como fonte de pesquisa e a valorização do idoso. Processo de envelhecimento,respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei no 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso – conforme Resolução No. 2 – CNE/CEB/2012). Educação em Direitos Humanos(Decreto no 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos –PNDH 3 – conforme Resolução No. 2 – CNE/CEB/2012). 19. Era Vargas. 20.Descolonização e conflitos regionais. 21. Período democrático no Brasil. Populismo no século XX. 22. Golpe civil-militar e autoritarismo no Brasil. Ditadur

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